Rio Verde recebe maior obra de controle de enchentes em andamento no município

Ivan de Colombo

O vice-prefeito de Colombo Sergio Pinheiro, acompanhado do Secretário de Obras e Viação Agnaldo Santos, vistoriou o andamento das obras de controle de enchentes que acontecem na Rua Gustavo Kabitschke, no bairro Rio Verde – considerada uma das maiores em andamento no município. Os serviços receberão um investimento de R$ 210 mil e fazem parte do Programa de Contenção de Enchentes, realizado pela Prefeitura desde 2013.

“Equipes iniciaram obras de grande porte, em toda a extensão da via priorizando os pontos mais críticos. É uma obra complexa, que demanda muito trabalho e análise. Estamos empenhados em solucionar os problemas de alagamentos e de retorno de água de enxurradas, que tanto preocupam os moradores dessa região”, ressaltou o vice-prefeito Sergio Pinheiro.

Foto: BIC

O morador do bairro Rio Verde, Carlos Silva, que há  40 anos mora no bairro, disse que a população sofre a mais de 15 anos e nunca tiveram a devida atenção dos vereadores do bairro” Agradecemos a prefeita Beti Pavin por estar atendendo o pedido dos moradores que sofrem com os alagamentos”, disse ele.

De acordo com o diretor de Obras de Combate às Enchentes, João Nowacki na região, onde o bairro foi inicialmente loteado, as casas foram edificadas as margens do Rio Atuba e na microbacia do Rio Verde, prejudicando o trabalho de desassoreamento e limpeza do rio. “Além do acúmulo de lixo e saibro que entopem as manilhas, dificultando o escoamento das águas pluviais”, explicou Nowacki.

Pensando nisso, a Prefeitura de Colombo por meio das Secretarias de Obras e Viação em parceria com a Secretaria de Meio Ambiente, desenvolveu um estudo de microbacias para potencializar as obras de contenção de enchentes no local.

Foto: BIC

Na primeira etapa da obra, os serviços visam oferecer uma infraestrutura adequada de drenagem e escoamento das águas pluviais, com a troca da rede de tubulação. As manilhas de concreto antigas serão substituídas por 235 manilhas de 1,5 metros de diâmetro e a instalação de caixas de captação das águas das chuvas em locais estratégicos.

“O projeto ainda inclui a construção de uma lagoa de contenção. O objetivo da lagoa é servir como reservatório para regular a vazão da chuva, impedindo o escoamento para os córregos e galerias, evitando assim o transbordamento dos rios e córregos”, explicou o secretário da pasta, Agnaldo Santos.

Algumas ações realizadas, no dia a dia, pela população também ajudam a evitar enchentes. Por isso, é necessário, que as pessoas não joguem lixo no chão.

Foto: BIC
Foto: BIC

 

Share This Article
Leave a comment