Dança das cadeiras na Câmara Municipal de Colombo. Parceiro é Parceiro… Filho da P… é Filho da P…

Ivan de Colombo

Em Colombo teremos alterações na composição do atual quadro politico da Câmara Municipal. No mínimo 6 vereadores devem buscar outras agremiações com a abertura da  janela partidária que ficará  aberta até o dia 3 de abril. Alguns por divergência ideológica e outros por conveniência. Embora as promessas continuem sendo feitas e a sondagem aceleradas por parte da situação e oposição, as novas regras da  reforma politica que aboliu as coligações proporcionais, deixou a disputa eleitoral mais difícil.

Para os novos pretendentes à vaga de vereador que deixarão para última hora a escolha dos partidos, principalmente aqueles com chances de serem eleitos, essa pode ser uma péssima decisão, pois correm o risco de receberem ” Porta na Cara”. Isso já aconteceu em Colombo ! Atualmente das 17 vagas de vereadores,  existem no momento apenas 3 vagas em  aberto, elas surgiram com a desistência de Pelé e Renato Lunardon que anunciaram que não irão disputar a reeleição e Thiago de Jesus que disputará a vaga de prefeito.

Os novos candidatos precisam observar o novo cenário politico que se desenhará após o fechamento  da “JANELA PARTIDÁRIA” e  antes de qualquer decisão analisar quais são as  chances de serem eleitos em um partido onde estarão os atuais vereadores que já estão com suas campanhas em andamento.

Mas será que todos os vereadores tem o mesmo valor na visão dos caciques da situação e oposição? Vejamos o caso do atual presidente da Câmara, vereador Vagner Brandão (PRB). Atualmente Vagner está em um partido de oposição, não por escolha, mas por mudanças no comando do partido ocorrido no decorrer do seu mandato.

Logo, será obrigado a buscar outra sigla para manter-se na base da situação, se não migrar cairá nos braços da oposição. Mas qual partido aceitaria o vereador ? Todos ! Porem, resta saber se o seu próximo partido oferece chances do mesmo se reeleger, o que não pode acontecer é cair em um rio de tubarões e servir apenas de isca. Vagner sempre foi parceiro da atual administração, afinal parceiro é parceiro…

 

Vereadores Sidnei campos, Prego, Vardão, Thiago de Jesus, Élcio do Aviário e Jerçon Reis

O vereador Sidnei Campos(PRP) é certeza que deve mudar de partido para disputar a reeleição. Anderson Prego (PT),  enfrenta uma crise interna dentro do PT.  Chegou a ensaiar uma candidatura à prefeito, mas deve permanecer no PT e disputar uma vaga de vereador. Vardão(PSB), um vereador isolado, ninguém consegue imaginar o que pensa do seu futuro politico. Sendo assim deve continuar no partido e sua candidatura ainda é uma incógnita. Thiago de Jesus(PRB), anunciou sua filiação ao MDB para disputar vaga de prefeito. Élcio do Aviário(PSDB), vereador de primeiro mandato é um dos destaques da atual renovação da Câmara Municipal. Élcio deve permanecer no partido e disputar a reeleição. Jerçon dos Reis(PSL), o vereador deve mudar de partido e disputará a reeleição.

Eurico Dino(PR), um  vereador que faz uma oposição responsável.  Eurico não ficará no partido e anunciá nos próximos dias em qual  partido migrara para buscar a quarta eleição. Dolíria Strapasson(PSDB), única mulher eleita vereadora na atual legislatura, deverá anunciar até a próxima semana o seu novo partido de oposição. Angelo Betinardi(PTC), embora não decidiu se irá concorrer novamente ao cargo de vereador ou de prefeito como visualiza seu futuro politico, deverá mudar de partido. Pelé(PDT), permanece no partido, porem já anunciou que não irá concorrer a reeleição. Marcos Dumonte(PEM), o vereador eleito na coligação com o PTC,  deverá ficar no partido e buscará com chances a releição. Gil GERA(PSDB), o vereador se fortalece a cada ano e se identifica com o partido. Gera deve ficar no partido tucano e buscará o seu terceiro mandato.

Renato Lunardon(PV), Marquinho Berlesi(PSDB), Vagner Brandão(PRB), Edson Baggio(PTN), Issa Paixão( PTB).

Renato Lunardon(PV). O vereador já anunciou que não irá disputar a reeleição. Marquinho Berlesi(PSDB), Berlesi é um caso indefinido, a sua forte ligação com o deputado Romanelli, pode estar abrindo as portas  do PSB para buscar a sua reeleição. Vagner da Viação( (PRB). Atualmente Vagner está em um partido de oposição, não por escolha, mas por mudanças no comando do partido ocorrido durante o seu mandato. Brandão anunciará na próxima semana o seu novo partido onde buscará a reeleição. Edson Baggio(PTC). Com o enfraquecimento do PTC, o sinal verde deve acender a cadeira do vereador caso tenha ainda pretensões politicas. Issa Paixão(PTB), um vereador sistemático rsrs, trabalhador e cumpri com seus compromissos. Issa deve permanecer no partido mesmo com a desistência de Pelé e  buscará fortalecer o partido para um novo mandato.

Share This Article
Leave a comment