Prefeito Helder Lazarotto e Secretário José Vicente, encaminham à Câmara projeto de lei proibindo fogos de artifício com estampidos em Colombo

Com a presença de vereadores e a representante de entidades protetoras de animais Adriane Cristine Elóy, e da Presidente da Associação dos Pais de Autistas de Colombo Elizangela Mendes Peschisky Machado, o prefeito Helder Lazarotto e o presidente da Câmara Municipal, vereador Vagner Brandão, assinaram o Projeto de Lei elaborado pelo Secretário de meio Ambiente José Vicente de Lima, que restringe o manuseio, utilização, queima e soltura de fogos de estampidos e de artifícios no município de Colombo. A proibição vale para áreas públicas e privadas, abertas ou fechadas. O projeto do Poder Executivo, será encaminhado à Câmara de Vereadores.

O prefeito Helder  Lazarotto, disse que o projeto atende um clamor de entidades protetoras de animais  e da  Associação dos Pais de Autistas de Colombo. Helder destacou o trabalho do secretario de Meio Ambiente José Vicente e sua equipe na elaboração do projeto. ” Na Câmara a discussão  será aberto ao diálogo e alguns pontos podem ser melhorado. Essa lei já existe em muitas cidades, inclusive na nossa capital Curitiba. O nosso governo tem a preocupação com o bem estar do ser humano e também com os animais”, enfatizou o prefeito.

Vagner Brandão disse que o uso de fogos de artifícios já levanta discussões há algum tempo na Câmara, pelo fato de serem nocivos principalmente para pessoas portadoras de autismo e outros transtornos neurológicos, e para os animais.   ” Esse é o momento de fazermos as coisas acontecerem e fazermos diferente, é justamente isso que quero fazer nesses dois anos na Câmara Municipal. Parabenizo o prefeito Helder e o secretário Zé Vicente que ao tomarem atitudes como essa, fazem com que o dia dia dos colombenses sejam melhores”, destacou Vagner Brandão .

O Secretário José Vicente, esclareceu que a intenção do  projeto, no entanto, não é acabar com as comemorações. “A queima de fogos causa muitas vezes, traumas irreversíveis aos animais, especialmente por terem a audição hipersensível e desencadearam crises aos autistas. A flora e fauna também sofrem, além de provocarem acidentes no manuseio. As comemorações podem ser substituídas por fogos silenciosos onde apenas as luzes e as cores fazem parte do espetáculo. As pessoas que não entendem esse projeto, logo irão perceber a sua importância”, afirmou José Vicente.

Confira como foi a apresentação do projeto.

 

 

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile