Professoras estarão duas vezes por semana nas escolas municipais, atendendo pais e responsáveis, auxiliando as coordenadoras pedagógicas e diretoras no envio e recebimento das atividades dos estudantes
Neste ano, por determinação da Secretaria Municipal da Educação (SEMED), as escolas municipais iniciam em modo remoto no dia 1° de março. A medida adotada é em respeito aos protocolos de prevenção e combate a Covid-19, até que os profissionais da educação sejam inseridos no cronograma de imunização da Covid-19.
O vice-prefeito e secretário da SEMED, Professor Alcione disse que a programação do calendário escolar visa proteger aos estudantes e familiares e também se aproximar das datas de vacinação dos trabalhadores das instituições de ensino. “Estamos preocupados com o bem estar e prevenção de todos. Nosso planejamento para o ano de 2021 foi norteado em manter em segurança todos, por isso adotamos o calendário para o início de março. Além disso, também preparamos um cronograma que irá atender os 200 dias letivos, com diversidade de atividades e com cooperatividade e empenho dos nossos profissionais da SEMED à disposição das instituições e das famílias”.
Formação Continuada dos profissionais
A SEMED está realizando desde o início de fevereiro, cursos de formação aos profissionais da educação que irão atuar nas escolas municipais. Esses encontros são organizados e planejados, como uma forma de orientar o novo formato de didáticas e metodologias de ensino a serem desenvolvidos, visando estruturar e auxiliar aos profissionais nos atendimentos de pais e responsáveis, que receberão os conteúdos para os filhos, buscando fortalecer o vínculo deles com as famílias, refletindo diretamente na aprendizagem dos estudantes.
Nesta semana, do dia 22 a 26 de fevereiro, todos os profissionais que atenderão nas escolas, estão sendo recepcionados pelos coordenadores e diretores, que além das boas vindas, receberão a formação sobre as metodologias e didáticas sobre “ensino híbrido”.
Planejamento e Livro de Chamada Online
A coordenadora também destacou sobre a informatização dos mecanismos de trabalho nas escolas, com a inserção do livro de chamada online. “Para esse primeiro semestre teremos sete escolas que utilizarão o novo formato de livro de chamada. Os profissionais já foram orientados sobre como utilizar essa nova ferramenta e logo ampliaremos para todas as escolas municipais”.
As escolas que farão uso do livro de chamada online a partir do dia 1° de março:
- Escola Municipal André Nadolny;
- Escola Municipal Antonio André Jhonsson;
- Escola Municipal Arlindo Andretta;
- Escola Municipal Carlos Fontoura Falavinha;
- Escola Municipal Heitor Villa Lobos;
- Escola Municipal Jardim Ana Maria;
- Escola Municipal Santa Fé.
Possibilidades
Para o segundo semestre de 2021, estuda-se a possibilidade de aderir a modalidade de ensino híbrido nas escolas, que alterna entre aulas presenciais e aulas em modo remoto, por escalonamento dos alunos a cada 15 dias.
De acordo com a coordenadora, as modificações na rotina de trabalho dos profissionais e a inserção do cronograma de atividades para ensino híbrido dependem de orientações da Secretaria Municipal de Saúde, com base nos dados da pandemia da Covid-19 próximo da data de início do calendário escolar para o segundo semestre de 2021.
Fonte: Prefeitura Municipal de Colombo