Acompanhe a participação dos vereadores no espaço para explicação pessoal realizada aos vinte e três dias do mês de fevereiro do ano dois mil e vinte e um às dezesseis horas, no Plenário “Presidente Tancredo de Almeida Neves” da Câmara Municipal de Colombo.
O Vereador Renato da Farmácia falou sobre a situação atual do transporte coletivo em Colombo, e disse que tem recebido muitas reclamações. Explicou que a maioria das pessoas já voltaram a trabalhar normalmente, mas que o transporte ainda não voltou ao funcionamento normal. Contou que no Santa Helena somente metade dos ônibus estão circulando, e que no São Gabriel e São Sebastião a situação não está diferente. Questionou quem faz a fiscalização nesse caso, pois nos comércios é a Guarda Municipal que está fazendo. Disse que no Decreto está previsto somente 50% da capacidade, mas que biarticulados de trinta metros estão circulando com duzentas pessoas. Falou que as pessoas que precisam sair para trabalhar e enfrentar o ônibus deveriam estar sentadas e os que vão de pé deveriam manter distanciamento, mas isso não está acontecendo. Também disse que tem observado grande quantidade de pessoas nas filas e dentro dos ônibus no período da manhã, e considerou que a frota deveria voltar ao normal, porque os comércios já voltaram. Concluiu pedindo que a COMEC possa colocar mais ônibus em funcionamento.
O Vereador Nivaldo JNP disse que como Presidente da Comissão de Defesa do Cidadão, considera que a Guarda Municipal deveria estar armada há muito tempo, e que a central de câmeras de monitoramento precisa ser ampliada e aprimorada. Parabenizou o Prefeito Helder Lazarotto por assinar a intenção de armamento da Guarda, e também parabenizou o Secretário Municipal de Meio Ambiente, José Vicente de Lima, pelo projeto que o Executivo vai apresentar, que proíbe os fogos de artifício com estampido.
O Vereador Professor Roger parabenizou os Vereadores Evandro e Pastor Carlinhos pelo projeto de lei divulgado. Falou sobre a questão do valor dos combustíveis, que está sendo tratado pelos governos, e disse que na prática afeta a todos. Disse que o óleo diesel só não vai aumentar porque durante dois meses será tirada a Cide. Explicou que a gasolina é considerada produto não essencial, por isso possui ICMS elevado. Fez uma explanação sobre os impostos que incidem no preço da gasolina e concluiu que o que torna o produto caro, é o valor do ICMS. Falou que não é possível uma família se manter com salário mínimo, pois os preços dos produtos estão caríssimos. Finalizou dizendo que, ou os governantes tomam a decisão de abaixar o ICMS dos combustíveis, ou o povo vai continuar sofrendo.
O Vereador Anderson Prego disse que o dia 28 de fevereiro é o Dia Mundial das Doenças Raras. Explicou que o Ministério da Saúde considera doença rara aquela que atinge sessenta e cinco a cada cem mil habitantes. Contou que existem entre seis e oito mil doenças raras que tem pouca abordagem pública. Frisou que é preciso democratizar o acesso à informação, pois é difícil o diagnóstico e tratamento.
Falou sobre a campanha de conscientização, para iluminar a fachada do prédio da Câmara, nas cores lilás, azul, verde e rosa, no dia 29 de fevereiro, em alusão ao Dia Mundial das Doenças Raras. Disse que a iluminação solicitada faz parte de uma campanha mundial de conscientização sobre as doenças raras, que tem como objetivo chamar a atenção sobre a importância da informação, do diagnóstico precoce e do apoio de autoridades de diferentes áreas para a garantia de direitos e adoção de políticas públicas para esses pacientes e suas famílias.
Disse que o Executivo também fará a iluminação e divulgação no site. Apontou que a fala do Vereador Professor Roger deve ser aprofundada no Legislativo, pois a injustiça tributária é grande, onde a União que mais arrecada, não oferta serviço. Frisou que é preciso subsidiar ações no Município, para ajudar políticas públicas, mas não há recurso. Falou que o governo estadual é ausente e acomodado, e não fez nenhuma obra nesse tempo, só os colégios militares.
O Vereador Sidinei Campos em referência à fala do Vereador Renato da Farmácia, disse que realmente o sistema de saúde está colapsando, com alguns locais com até 99% de ocupação dos leitos de UTI. Considerou que seria importante encaminhar um ofício à COMEC pedindo alguma intervenção para o caso dos ônibus superlotados. Frisou que é necessário tomar uma atitude, e como Presidente da Comissão de Transporte, Obras e Serviços Públicos, sugeriu que seja feito um ofício pela Casa, onde todos os Vereadores assinem. Finalizou parabenizando os Deputados Estaduais pela discussão que está sendo feita sobre os pedágios.
O Vereador Ratinho parabenizou as ações do Executivo Municipal e disse que as pessoas já receberão o carnê do IPTU com as possibilidades de desconto. Disse que na semana que vem tratará sobre a paralização de algumas obras, e adiantou que o caminho a seguir deve ser o legal. Considerou que o Governo do Estado da Paraná tem passado por dificuldades financeiras, mas mesmo assim tem apresentado uma administração austera com aprovação de mais de 70% população. Entre diferentes ações, citou os quatrocentos e vinte e oito milhões de reais economizados com a reforma administrativa, o fim da aposentaria para ex-governadores, a reforma previdenciária, a digitalização dos serviços, o programa estadual de Integridade e Compliance, a licitação ao vivo e o banco de projetos.
O Vereador Vital Cabeleireiro parabenizou o Prefeito Helder Lazarotto, o Vice-Prefeito Professor Alcione, e o Secretário Municipal de Comunicação Onéias Ribeiro, pela matéria realizada sobre o Dia Nacional de Combate à Intolerância Religiosa, celebrado no dia 21 de janeiro. Concluiu parabenizando a todas religiões existentes no Brasil de acordo com o IBGE.
O Vereador Pastor Carlinhos em referência à fala do Vereador Renato da Farmácia, disse que deve ser feito algo sobre a superlotação nos ônibus. Contou que os moradores do Parque Embu têm pedido que os horários dos ônibus sejam alterados, pois não estão atendendo às demandas. Sobre as doenças raras, contou que tem um filho com esclerose múltipla. Falou que tem sido muito difícil, pois mesmo seu filho sendo atleta, e fazendo academia, precisa tomar remédios todos os dias. Recordou que no dia 23 de fevereiro é comemorado o Dia Nacional do Surdo-mudo, e frisou a necessidade da inclusão deles na sociedade. Fonte: Câmara Municipal de Colombo.