
O processo que visa a cassação do atual prefeito de Foz do Iguaçu Chico Brasileiro entrará na fase de oitiva das testemunhas e das pessoas que efetuaram as supostas doações ilegais. Há indícios da prática dos crimes de falsidade material eleitoral, falsidade da prestação de contas. São dezenas de servidores públicos efetivos e de cargos de livre nomeação e exoneração do prefeito, além de empresários envolvidos.
Na cidade de Araxá e na cidade de Itapemirim ocorreram fatos semelhantes e o prefeito e o vice foram afastados após a decisão de primeira instância. (Leia matéria na íntegra sobre esses casos clicando no final dessa matéria). Nessas cidades assumiram os segundos colocados.
Aqui em Foz o segundo colocado foi Paulo Macdonald que também está impedido de assumir conforme informação do site do STJ onde consta condenação por improbidade administrativa com trânsito em julgado.
Em razão disso o Poder Judiciário, caso a ação seja procedente para cassar o atual prefeito, deve diplomar como novo prefeito o terceiro colocado Sidnei Prestes do partido Republicanos.

Como todas as audiências estão sendo realizadas por vídeo conferência a perspectiva é que a sentença seja proferida até o mês de novembro desse ano, o que já geraria o afastamento do atual prefeito Chico Brasileiro e de seu vice. Portanto, Sidnei Prestes poderá assumir a prefeitura ainda este ano. Fonte: Foz Noticias
Na cidade de Araxá e na cidade de Itapemirim não houve nova eleição e os segundos colocados foram declarados eleitos. Essas decisões estão nesses links que podem ser acessados: https://jornalfato.com.br/…/prefeito-e-cassado-por… e https://www.conjur.com.br/…/juiz-aponta-abuso-poder…. Assim, Foz do Iguaçu poderá ter um novo prefeito no mês de dezembro desse ano. Sidnei Prestes é advogado e empresário, já atuou como secretário municipal e na diretoria administrativa da Itaipu Binacional.