Covid-19: “Seria irreal pensar que terminaremos com esse vírus até o final do ano”, diz OMS

Ivan de Colombo

A pandemia Covid-19 fez pelo menos 2,53 milhões de pessoas em todo o mundo, de acordo com um relatório preparado pela Agence France-Presse (AFP), de fontes oficiais na segunda-feira, 1º de Março . Os Estados Unidos são o país mais afetado com 514.320 vítimas, seguido pelo Brasil (255.720), México (185.715), Índia (157.157) e Reino Unido (122.849).

Ao mesmo tempo, a vacinação ganha espaço em todo o planeta. Mas a pandemia continua virulenta, especialmente depois de um novo aumento no número de casos nesta semana, após sete semanas consecutivas de declínio. A Organização Mundial da Saúde (OMS) considerou irreal pensar que a humanidade se livraria do Covid-19 até o final do ano.

“Seria muito prematuro e, creio eu, irreal pensar que vamos acabar com este vírus até o final do ano”, disse Michael Ryan, diretor de operações de emergência da OMS. “Mas acho que o que podemos eliminar, se formos inteligentes, são as hospitalizações, mortes e tragédias associadas a esta pandemia. “

Segundo ele, a OMS está focando em manter a transmissão do vírus baixa, ajudando a prevenir o aparecimento de variantes e reduzindo o número de infectados. A vacinação da linha de frente e dos profissionais de saúde mais vulneráveis “eliminará o medo e a tragédia da pandemia” , acrescentou.

O chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, quer que a vacinação dos profissionais de saúde seja iniciada em todos os países do planeta durante os primeiros 100 dias do ano – o que significa que faltam 40 dias para atingir essa meta. ( Le Monde)

Share This Article
Leave a comment