Morre as 99 anos o Príncipe Philip, duque de Edimburgo, esposo da rainha Elizabeth

Ivan de Colombo

Um comunicado do Palácio de Buckingham na sexta-feira disse: “É com profunda tristeza que Sua Majestade a Rainha anuncia a morte de seu amado marido, Sua Alteza Real o Príncipe Philip , Duque de Edimburgo. Sua Alteza Real faleceu pacificamente esta manhã no Castelo de Windsor.

Ele foi o consorte mais antigo da história britânica e faltavam apenas alguns meses para completar 100 anos em junho. Philip havia retornado ao Castelo de Windsor em 16 de março para se reunir com a rainha depois de passar um mês no hospital – sua estadia mais longa. Ele inicialmente recebeu tratamento para uma infecção, mas depois foi submetido a uma cirurgia cardíaca para uma condição pré-existente.

Um aviso oficial de sua morte foi afixado nas grades do Palácio de Buckingham, como é tradicional, mas estava sendo removido pouco depois para evitar aglomeração de multidões.

A pandemia de coronavírus terá um grande impacto nos planos cuidadosamente elaborados para o funeral do duque. Com as restrições ainda em vigor em meio ao surto de Covid-19, os elementos públicos da despedida final não poderão ocorrer em sua forma original.

A saúde de Philip vinha se deteriorando lentamente há algum tempo. Ele anunciou que estava renunciando aos compromissos reais em maio de 2017, brincando que não conseguia mais se levantar. Ele fez uma última aparição pública oficial no final daquele ano, durante um desfile da Marinha Real no pátio do Palácio de Buckingham . (The Guardiam)

Share This Article
Leave a comment