A Defesa Civil do Paraná fez o recebimento dos insumos e além da logística de armazenamento fará disponibilização para os hospitais conforme demanda apresentada pela Sesa.
Desde meados de março o Governo do Paraná, por meio da Sesa e da Defesa Civil, vem recebendo doações de cilindros de empresas e pessoas físicas que estão contribuindo para evitar a falta do equipamento nas instituições de saúde do Paraná.
“Em função da pandemia, a utilização de cilindros de oxigênio aumentou , principalmente, e algumas unidades de pequeno porte precisaram de cilindros mais do que o normal ; por isso o estado está contando com doações ou empréstimos para dar suporte para essas unidades. O Paraná agradece a todos que estão contribuindo neste momento tão difícil para gestores, empresários, sociedade civil e população”, disse o secretário da Saúde, Beto Preto.
“Nosso apoio logístico à Sesa é para garantir que estes cilindros possam ser recebidos em todo Estado e destinados aos locais no menor tempo possível”, afirmou o coordenador Estadual da defesa Civil, Coronel Fernando Raimundo Schunig.
“Na Petrobras, temos atuado integrando esforços com a sociedade civil, o poder público e a iniciativa privada com o intuito de agir com solidariedade neste momento tão difícil. Estamos empenhados em ajudar a sociedade brasileira contra os efeitos da pandemia e acreditamos ser fundamental aumentar a oferta de oxigênio para salvar vidas”, afirma a gerente executiva de Responsabilidade Social da Petrobras, Olinta Cardoso.
Doação – O Paraná soma 378 cilindros de oxigênio recebidos. Destes, 276 já foram distribuídos para estabelecimentos de saúde de 32 municípios do Paraná.
A Sesa indica à Defesa Civil o encaminhamento dos cilindros aos estabelecimentos que apontam maior necessidade; a maioria seguiu em forma de empréstimo para as prefeituras municipais para atender pacientes da Covid-19 internados, que precisam de oxigenação suplementar.
A Sesa e a Defesa Civil do Paraná reforçam que empresas e pessoas físicas podem contribuir com a doação ou empréstimo de cilindros em qualquer quantidade e em todos os lugares do Estado.
A Coordenadoria Estadual de Defesa Civil disponibilizou um número de telefone, o (41) 3281 2532, com atendentes disponíveis 24 horas por dia, para quem puder doar ou emprestar os equipamentos para aumentar os estoques no Estado.
Oxigênio – Além disso, a Secretaria da Saúde do Paraná vem realizando reuniões sistemáticas com fornecedores de oxigênio que atendem as unidades próprias do estado, desenvolvendo tratativas para evitar desabastecimento. Fonte : Sesa