Padres católicos alemães desafiam o Vaticano e abençoam casais gays

Ivan de Colombo

Alguns faziam isso ao ar livre, não tanto para aproveitar o sol, mas para serem vistos pelo maior número de pessoas possível. Outros permaneceram em suas igrejas, mas depois de pendurar bandeiras de arco-íris em seus frontões. Na segunda-feira, 10 de maio, mais de cem padres católicos abençoaram o casamento de casais do mesmo sexo na Alemanha, principalmente no noroeste do país, desafiando abertamente o Vaticano.

Batizada de “o amor vence”, esta iniciativa é uma reação direta a uma nota publicada em meados de março pela Congregação para a Doutrina da Fé, qualificando a homossexualidade como “pecado” e confirmando a impossibilidade de casais do mesmo sexo receberem o sacramento de casado.

Se o órgão encarregado de zelar pelo rigor doutrinário da Igreja Católica pretendia encerrar um debate aberto há anos, o mínimo que se pode dizer é que não o conseguiu. Desde a publicação da famosa nota, mais de 2.600 padres e leigos, bem como quase 300 professores de teologia, assinaram um apelo para expressar sua discordância e, pelo contrário, defender a abertura do casamento “a todos aqueles que se amam”. , Independentemente de sua orientação sexual.

Vasto debate interno

Quatro anos após a votação, pelo Bundestag, de uma lei que permite que casais do mesmo sexo se casem civilmente e adotem crianças, esta iniciativa surge em um contexto muito particular para a Igreja Católica Alemã, envolvida em um vasto debate interno que tem em jogo sua democratização e sua modernização, na esperança de virar a página de uma década marcada, em particular, por revelações em série sobre casos de pedofilia.

Conduzido conjuntamente pela Conferência Episcopal e pelo Comitê Central dos Católicos Alemães, este diálogo inédito denominado “caminho sinodal” trata de questões tão fundamentais como o celibato dos padres, a moral sexual ou o lugar da mulher na Igreja. Lançado no final de 2019, deve terminar em 2022.

Nesse contexto, as bênçãos de casais do mesmo sexo que aconteceram na segunda-feira são um sintoma da crescente cisão que separa parte da Igreja Católica Alemã do Vaticano. Eles também revelam as profundas divisões entre católicos do Reno, divididos entre reformadores e conservadores, entre os quais se destaca o arcebispo de Colônia, Rainer Maria Woelki, muito criticado por se recusar a publicar um relatório dedicado aos abusos sexuais cometidos por membros de sua diocese entre 1975 e 2018.

Para apaziguamento, o presidente da Conferência Episcopal Alemã, Georg Bätzing, exortou os padres que apoiaram a iniciativa “o amor vence” a não responder ao apelo dos autores da petição, seu pedido de que o dia 10 de maio seja feito um dia de bênçãos públicas para casais do mesmo sexo. Além de não ter sido ouvido, os padres em questão já anunciaram que se pretende perpetuar a iniciativa de segunda-feira. ( Le Monde)

Share This Article
Leave a comment