Em meio ao cenário pandêmico, a Casa Encantada vai começar suas atividades de forma digital postando os vídeos das contações de histórias e propostas de atividades no canal do Youtube “Departamento de Cultura de Colombo”. Segundo a responsável pela Casa Encantada e uma das idealizadoras do projeto, Andreia Fernandes de Lima, a ideia inicial é que esses vídeos sejam enviados para os Cmeis e para as Escolas Municipais, juntamente com sugestões de atividades relacionadas ao tema da história contada e assim que possível iniciarão as visitas dos alunos.
A Casa Ecológica será o palco de muitos personagens, como a Fada Encantada das Araucárias, que mora no local e receberá outros convidados que também contarão histórias. Ao entrar é possível ver o quarto da fada, a cozinha, a sala e vários elementos cênicos confeccionados pelo próprio grupo.
A diretora do Departamento de Cultura, Marinei Vidolinfalou sobre o objetivo do projeto. “Ler ou ouvir histórias estimula a criatividade, a memória, melhora a comunicação e desenvolve funções cognitivas em qualquer idade. A Casa Encantada tem como missão principal ajudar os professores a estimular a leitura e proporcionar uma experiência que ajude os alunos a levar o amor pelos livros nas fases que virão.”
No canal já estão disponíveis alguns vídeos publicados sobre o local, contações de histórias como a fábula “A Fruta Amarela”, encenada por Luz Medeiros, de forma lúdica abordando os problemas da seca na floresta, como os animais vivem e com as mudanças climáticas os afetam e 3 vídeos da oficina de origami.
Vale a pena conferir e mostrar para a criançada.
Funcionamento:
A dinâmica das atividades presenciais foram idealizadas em três etapas: o passeio pela trilha, contação de história e as atividades práticas.
O espaço conta com biblioteca infantil. O ambiente tem um espaço com mesas e cadeiras para leitura dos livros e realização de atividades.
Neste primeiro momento, o contato para conhecer a Casa Encantada será feito pela própria equipe, a fim de que as atividades sejam feitas de acordo com a idade e escolaridade dos visitantes. Fonte: http://www.colombo.pr.gov.br/