Covid-19: No Vietnã, uma nova variante descoberta que se propaga rapidamente pelo ar.

Ivan de Colombo

A variante detectada se espalharia rapidamente no ar, segundo o ministério da saúde vietnamita, que garantiu que suas características seriam publicadas em breve. O Vietnã anunciou no sábado, 29 de maio, que detectou uma nova variante do vírus Covid-19 em seu território, descrita como uma combinação das variantes indiana e britânica pelas autoridades.

AFP / Nhac NGUYEN

O país enfrenta uma nova onda de contaminações em mais da metade de seu território, incluindo zonas industriais e grandes cidades, incluindo Hanói e Ho Chi Minh City. “A principal característica desse vírus é que ele se espalha rapidamente pelo ar. A concentração do vírus na garganta e na saliva está aumentando rapidamente e se espalha muito rapidamente no ambiente próximo ” disse o ministro da Saúde, Nguyen Thanh Long, em um encontro nacional sobre a pandemia.

Não especificou o número de casos atribuíveis a esta nova variante, cujas características serão publicadas brevemente, como disse, com vista a serem adicionadas ao mapa das variantes do mundo.

Até recentemente, o Vietnã era muito pouco afetado pelo vírus. A maioria dos 6.700 casos notificados e 47 óbitos foram registrados desde abril de 2021. Pouco mais de um milhão de pessoas foram vacinadas, de um total de 97 milhões de habitantes. Fonte: (Le Monde)

Share This Article
Leave a comment