A Polícia Civil do Paraná (PCPR) deu início às ações do Plano de Atuação Sistemática e Integrada (Pasi) na Região Metropolita de Curitiba, na terça-feira (10) . O objetivo é contribuir para a redução de homicídios e outros crimes relacionados, como o tráfico de drogas. O município escolhido para iniciar as operações foi Almirante Tamandaré.
A ação, que aconteceu no Jardim Roma, abordou diversas pessoas, sendo que uma mulher, de 23 anos, foi presa em flagrante por tráfico de drogas e posse de arma e munição. Com ela foi encontrada porções de cocaína prontas para a venda e uma pistola calibre 635. Ainda durante as abordagens, um adolescente, de 16 anos, foi apreendido em posse de um veículo furtado.
A operação, que será feita também em outros municípios, tem entre as etapas planejadas, aumentar a presença ostensiva da polícia nestes locais, fiscalizando, abordando e prendendo foragidos, homicidas e traficantes que estão na região. Além de ações de inteligência e investigação veladas visando solucionar crimes e identificar criminosos.
A delegada da PCPR Camila Cecconello, coordenadora do Pasi, ressalta que as ações irão ocorrer nas áreas onde há maior número de homicídios. “O combate ao tráfico de drogas e outros crimes relacionados impacta diretamente na redução de homicídios”, afirma.
A inciativa conta com a atuação integrada de várias unidades da PCPR, como a Divisão de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), Agência de Inteligência (AIPC), Centro de Operações Policiais Especiais (Cope), Divisão Estadual de Narcóticos (Denarc), Grupamento de Operações Aéreas (GOA), Grupo Tigre e Divisão de Polícia Metropolitana.
As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelo telefone 0800-643-1121, diretamente à equipe de investigação. Fonte: PCPR
.
.