Programa
O Auxílio Brasil, substituto do Bolsa Família desde novembro de 2021 é um programa de transferência direta e indireta de renda, destinado às famílias em situação de pobreza e de extrema pobreza em todo o país, de modo que consigam superar a situação de vulnerabilidade social.
O Programa é gerido pelo Ministério da Cidadania, responsável pelo envio dos recursos para pagamento. O valor mensal destinado ao município de Colombo é de R$ 2.420.025,00 (Dois milhões, quatrocentos e vinte mil e vinte cinco reais).
A Caixa Econômica é responsável por realizar o pagamento do Auxílio Brasil para as pessoas selecionadas pelo Governo Federal e também pela disponibilização de canais para atendimento aos beneficiários que tenham dúvidas sobre o saque do benefício.
Os novos cadastros e atualizações de dados são realizadas diretamente nos CRAS (Centros de Referência em Assistência Social).
De acordo com a gestora, Valquiria de Oliveira, para se tornar um beneficiário é fundamental apresentar perfil para o Programa. “Para quem já recebe é imprescindível atualizar o cadastro anualmente para que não haja divergência entre as informações declaradas no cadastro e em outras bases do Governo Federal. Enfatizamos que todo processo ocorre de forma automatizada e impessoal, por meio do Sistema de Benefícios ao Cidadão”, frisou.
Auxílio Gás
A Secretaria informa ainda que 3.495 pessoas do município foram aprovadas para o recebimento do Auxílio Gás. Esse benefício, no valor de R$ 52,00, é destinado às famílias de baixa renda também inseridas no Cadastro Único dos Programas Sociais do Governo Federal.
O valor pode ser utilizado diretamente pelo aplicativo Caixa Tem. Quem já recebe o Auxílio Gás por meio de cartão também pode fazer o saque do benefício nos terminais de autoatendimento, unidades lotéricas, correspondentes Caixa Aqui ou nas agências da Caixa.
Fotos: Daiana Nodari/ Informações Prefeitura de Colombo