Politica é feita por profissionais e não por amadores. Na politica o termo adversário não significa ser inimigo, as “indiferenças “ se afloram apenas no ano eleitoral, também é antes do pleito eleitoral que os “caciques” dos partidos se encontram para “fumar” o cachimbo da paz, “tongos” são os militantes que ficam imaginando que a politica é levado a “ferro e fogo”, na verdade é um “jogo de interesses” para ganhar o poder.
No ano de 2018 o atual governador Ratinho Junior e Cida Borghetti Barros, faziam parte do governo de Beto Richa, apesar de Cida ocupar o cargo de vice-governadora, Beto Richa nunca escondeu a sua simpatia por Ratinho. Em 2018 em seu segundo mandato, Beto Richa renunciou ao cargo de governador para disputar um vaga ao Senado da República e diga-se de passagem, uma vaga que estava praticamente garantida, além da chance de eleger o seu filho Marcelo Richa como deputado estadual, mas Richa declara apoio a Ratinho Junior e deixa Cida isolada no gabinete do palácio.
No entanto, Ricardo Barros não é do tipo que foge da luta e acabou lançando Cida como candidata a Governadora contra Ratinho. Cida perdeu a eleição no primeiro turno.
“Se praga cai eu não sei”, mas o ex-governador Beto Richa viu cair em sua cabeça um “dilúvio” de acusações que acabaram em em sua prisão e para muitos seria o fim de sua carreira politica. Seria um “castigo” palaciano pela escolha de Ratinho?
Livre das acuações, Beto Richa retorna na eleição de outubro deste ano (2022), com a faca entre os dentes e anuncia sua pré-candidatura a deputado Federal. Porém, Ricardo “esperto” Barros avança as suas “damas” no tabuleiro do Palácio Iguaçu. Mais uma vez está claro que politica é para profissionais.
Durante o atual mandato do governador Ratinho Junior, Ricardo “esperto” Barros um “escorpião” dentro da politica nacional, eleito deputado federal alinhavou em Brasília a sua escolha como líder na Câmara Federal do presidente. Enquanto isso, a filha Maria Victória, foi eleita deputada estadual e empossada como presidente do PP – Partido do PaPai.
Tudo isso é sinal que os Barros sabem que o jogo político é um Perde-Ganha e por isso seguem apostando alto com um par de “Ás de Copas ” na manga até as eleições de 2026.
CARTAS NA MESA
Mas por que Ratinho aceitou essa aliança com a família Barros? Talvez por ser Ricardo o homem forte de Bolsonaro no Paraná e seu maior adversário é Roberto Requião que não usa saias e por isso a sua reeleição para o governo do Estado será muito mais acirrada e provavelmente com essa aliança com o PP possa reunir força politica e votos para evitar um segundo turno .
Nos bastidores da politica nacional existem outros fatos acontecendo que também merece preocupação do governador e pode mudar os rumos das eleições a nível nacional. Em São Paulo, Gilberto Kassab, presidente do PSD, partido de Ratinho Junior, está” tirando as medidas dos dedos para trocar alianças com Lula”.
Resta saber qual será o caminho a ser escolhido pelo governador Ratinho Junior que nesse momento é aliado do presidente Bolsonaro.
Nessa quarta-feira(09) houve a confirmação do “desembarque da família Barros“no Palácio Iguaçu, esse é um sinal que Bolsonaro não aceitará ser deixado no altar. Seria bom Ratinho exigir teste de DNA das parcerias.
É uma “sinuca de bico” para o governador Ratinho Junior ou apenas um “jogo de 3 cantos”?