Governador anuncia convocação de 2,4 mil bombeiros e policiais militares e ampliação das vagas

Ivan de Colombo

O governador Carlos Massa Ratinho Junior anunciou nesta segunda-feira (27) a contratação de 2 mil policiais militares e 400 bombeiros militares aprovados no concurso público realizado pela Secretaria da Segurança Pública no ano passado. Ratinho Junior anunciou ainda a ampliação do número de vagas previstas, com o chamamento de mais mil candidatos, de acordo com a ordem de classificação no processo seletivo.

O anúncio foi feito durante uma cerimônia na Academia Policial Militar do Guatupê, em São José dos Pinhais (RMC), que marcou a entrega de novos veículos para ampliar a frota das forças de segurança, além de anunciar novas contratações também para a Polícia Civil.

A ampliação do efetivo, ressaltou ele, fará diferença nas ruas. “A presença do policiamento preventivo e ostensivo é muito importante. Assim que esses novos policiais estiverem prontos para ir para as ruas, a Polícia Militar terá um tempo de resposta menor e uma presença muito maior, e os crimes de ocasião tendem a cair muito”, afirmou.

REFORÇO – O comandante-geral da Polícia Militar do Paraná, coronel Hudson Teixeira, ressaltou que o reforço no efetivo vem junto com outras inovações que buscam o fortalecimento da instituição. “A contratação dos novos policiais e bombeiros militares vai ajudar muito no fortalecimento da segurança pública do Paraná”, disse.

“Estamos iniciando uma nova turma de profissionais, que serão espalhados por todo o Paraná, o que vai, com certeza, melhorar o serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros”, destacou o comandante-geral do Corpo de Bombeiros do Paraná, coronel Manoel Vasco de Figueiredo.

PATRULHA RURAL – O governador assinou, ainda, o decreto governamental de criação do Curso de Capacitação em Patrulha Rural Comunitária (CCPRC), que faz parte da reformulação da Patrulha Rural Comunitária. A iniciativa está de acordo com os objetivos estabelecidos pelo Projeto PMPR-90, que busca ampliar as ações da corporação para garantir mais segurança nas áreas fora de zonas urbanas.

A capacitação faz parte do Projeto Patrulha Rural Comunitária 4.0, que contempla a implementação de tecnologia aplicada ao desempenho da segurança pública e tem o objetivo de melhorar, aperfeiçoar e dinamizar os serviços prestados na resolução de problemas na área rural. O curso é resultado de uma interação entre Polícia Militar do Paraná e a Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Sistema SENAR/FAEP).

Entre as disciplinas estão abordagem policial, defesa pessoal, direção defensiva com viaturas de tração 4×4, interação comunitária e cadastro rural, policiamento ostensivo em ambiente rural, doutrina de patrulha rural, legislação ambiental aplicada, sobrevivência policial, entre outras.

Fonte: Agência Estadual de Noticias

Share This Article
Leave a comment