Shinzo Abe, ex-primeiro-ministro japonês, morreu após ser baleado durante discurso

Ivan de Colombo
In this image from a video, Japan’s former Prime Minister Shinzo Abe, center, falls on the ground in Nara, western Japan Friday, July 8, 2022. Abe was shot during a campaign speech Friday in western Japan and was airlifted to a hospital but he was not breathing and his heart had stopped, officials said. (Kyodo News via AP)

O ex-líder de 67 anos estava participando de um comício político na região de Nara quando os tiros foram ouvidos. “É um ato bárbaro em plena campanha eleitoral”, reagiu o atual primeiro-ministro, Fumio Kishida.

(Photo by Kazuhiro NOGI / AFP)

O ex-primeiro-ministro japonês Shinzo Abe morreu na sexta-feira, 8 de julho, após ser baleado e ferido durante um comício eleitoral em Nara, informou a mídia japonesa. “O ex-primeiro-ministro foi baleado por volta das 11h30 [4h30, horário de Paris] em Nara. Um homem suspeito de ser o atirador foi preso. A condição médica do Sr. Abe é atualmente desconhecida ”, disse o secretário-chefe do gabinete, Hirokazu Matsuno, a repórteres.

Pouco antes do anúncio de sua morte, o atual primeiro-ministro havia descrito o Sr. Abe em “uma condição muito grave”. Mais cedo, a mídia local acreditava que ele não mostrava sinais de vida. “É um ato bárbaro no meio de uma campanha eleitoral, que é a base da democracia, e é absolutamente imperdoável “, acrescentou Kishida, dizendo que rezou pela sobrevivência de Abe, seu ex-mentor político, cujo atuou como Ministro das Relações Exteriores de 2012 a 2017.

“Ele estava fazendo um discurso e um homem veio por trás ”, disse uma jovem no local à NHK. “O primeiro tiro soou como um brinquedo. Ele não caiu e houve um grande estrondo. O segundo tiro era mais visível, dava para ver a faísca e a fumaça ”, acrescentou. “Depois do segundo tiro, as pessoas o cercaram e fizeram massagem cardíaca ”, ela testemunhou. Citando fontes policiais, a emissora estatal NHK disse anteriormente que um homem de 40 anos foi preso por tentativa de homicídio e teve uma arma confiscada.  (Le Monde)

Share This Article
Leave a comment