Em live, BRDE Labs discute ações que minimizam impactos da produção industrial

O programa de inovação do Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul – BRDE Labs 2022 apresentou nesta semana a última live com o tema ESG (práticas ambientais, sociais e de governança) que trata do pilar ambiental.

Na transmissão, disponível no canal oficial do BRDE no YouTube, o professor e consultor em sustentabilidade corporativa e ESG, Pablo Carpejani, conversou com o gerente sênior de Engajamento, Comunicação e Relações Institucionais da Fundação Grupo Boticário, Omar Rodrigues, sobre ações que visam contribuir com a preservação da biodiversidade e do meio ambiente.

Foram abordadas formas de gerenciamento ambiental e exemplos de práticas que ajudam a minimizar impactos da produção industrial. De acordo com Rodrigues, a Fundação Grupo Boticário, criada em 1990, atua com a premissa de que o meio ambiente é a base para uma sociedade mais justa, equilibrada e que, por consequência, pode levar a uma economia mais próspera.

“Equilíbrio entre social, ambiental e aspectos econômicos é vital. Nenhum negócio ou empresa consegue se sustentar se o meio ambiente não estiver provendo insumos básicos e recursos mínimos, como a água”, destacou.

Outros conceitos foram tema de discussão, tais como logística reversa, economia circular, aterro zero, inovações tecnológicas para a recuperação dos oceanos, atuação social de projetos que cuidam do meio ambiente, assim como a importância da pesquisa e engajamento da alta liderança de empresas na questão ambiental.

PROGRAMA – Programa de inovação aberta, o BRDE Labs ocorre também em edições anuais em Santa Catarina e no Rio Grande do Sul. O objetivo é capacitar e acelerar o desenvolvimento dos estados da região Sul, aproximando as startups do Governo, universidades, indústria e instituições financeiras para a geração de inovação.

No Paraná, o programa entrou em sua fase final e no próximo dia 15 de dezembro irá apresentar os resultados durante o evento “Atmosfera”, organizado pelo ecossistema de inovação da PUC/PR, Hotmilk, que está com inscrições abertas.

No encontro, as dez startups selecionadas para a fase de aceleração do programa farão um pitch para compartilhar as soluções para os desafios apresentados pelas nove empresas âncoras desta edição. Outras informações sobre o BRDE Labs PR 2022 estão disponíveis AQUI.

“Em seu papel de banco de desenvolvimento do Sul, a instituição dá suporte a iniciativas como o BRDE Labs, que apoia o ecossistema de inovação regional em parceria com universidades, parques tecnológicos, indústrias, empresas, cooperativas”, explica o diretor-presidente do BRDE, Wilson Bley Lipski. “De forma inédita nesse ano, o próprio BRDE atua como empresa âncora com desafios ligados ao ESG, numa demonstração de seu objetivo de conectar sociedade e poder público na promoção da qualidade de vida, por meio de soluções sociais e ambientais”.

Fonte: Agência Estadual de Noticias

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile