O Paranacidade, serviço social vinculado à Secretaria do Desenvolvimento Urbano e de Obras Públicas (SEDU), reafirmou neste ano a adesão ao Pacto Global da Organização das Nações Unidas (ONU). Na prática, a iniciativa renova o comprometimento do órgão em adotar práticas corporativas mais sustentáveis em suas áreas.
A adesão ao Pacto Global significa a garantia, pela empresa que apoia obras dos municípios, do compartilhamento de conhecimento, da busca pela liderança na formulação de iniciativas voltadas à sustentabilidade, do desenvolvimento de ferramentas de pesquisa e da promoção de projetos de parceria.
O compromisso é renovado a cada dois anos, em atenção às regulações propostas pela ONU, desde a adesão do governador Carlos Massa Ratinho Junior quando era o secretário da pasta.
“Com a adesão, a nossa missão é promover a sustentabilidade corporativa nas áreas de direitos humanos, trabalho, meio ambiente e anticorrupção, além de renovar o compromisso com a localização e implementação da Agenda 2030 e seus Objetivos de Desenvolvimento Sustentável”, disse o secretário da SEDU, Augustinho Zucchi.
Para oficializar a adesão, que está no âmbito de ações propostas pela Agenda 2030 e os seus ODS, o órgão encaminhou o documento denominado Comunicação de Engajamento (Communication on Engagement – COE). Ele pode ser acessado neste link.
“Como membro que aderiu ao Pacto Global, o Paranacidade deve apresentar essa comunicação formal. É uma oportunidade para demonstrar a todas partes interessadas as boas práticas de sustentabilidade do Estado”, disse o ponto focal dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS) e analista de Desenvolvimento Municipal do Paranacidade, Geraldo Luiz Farias.
PACTO GLOBAL – O Pacto Global é um Pacto Mundial que foi criado para mobilizar a comunidade empresarial internacional para a promoção de princípios fundamentais nas áreas de direitos humanos, trabalho e meio ambiente. O objetivo é ajudar as organizações a redefinirem suas estratégias e ações.
Ao aderirem ao Pacto Global, as empresas e entidades públicas apoiam um conjunto de princípios (relativos à defesa dos direitos humanos, condições de trabalho, meio ambiente e anticorrupção) e projetos com atividades empresariais que favoreçam e ampliem os objetivos das Nações Unidas. É possível saber mais sobre os compromissos com o Pacto Global neste link.