Lugar de criança é na escola para estudar, também tem horas para brincar, passear e fazer “bagunça”. E se eu disser que crianças também podem apreender sobre cultura fazendo uma ” viagem ao ” passado” ? vocês acreditam? Pois é !
Na quarta-feira (5), 105 alunos, divididos em dois grupos, 65 pela manhã e 40 à tarde, matriculados no terceiro ano da Rede Municipal de Ensino, pertencentes à Escola Municipal Antônio André Johnson, localizada no bairro J. Monza, participaram de uma visita ao Museu Municipal Cristóforo Colombo e aos memoriais Casa do Imigrante Italiano e Casa Ítalo-Polonesa. A ideia foi mostrar aos alunos a cultura dos antigos moradores da comunidade local e como italianos e poloneses viviam dentro das casas.
Para muitos essa aula ao ar livre foi um contato direto com o passado, mais parecia” uma viagem no tempo”, com encantamento, alegria e curiosidades. Dentro das casas eles conheceram os móveis antigos, quartos mobiliados, “geladeira de vinho”, sala decorada e uma cozinha “muito estranha” com utensílios do tempo dos nonos, Ah!, já ia me esquecendo, tem fogão a lenha feito de barro, torrador de café, panaro e muitas perguntas no ar…Não tem tv? não tinha internet? como as crianças brincavam??? Na visita ao museu eles ficaram impressionados com “tanta novidade” que já faz parte da nossa história.
Através do Projeto Conhecendo a Cidade da prefeitura de Colombo que acontece desde 2008, ele proporciona aos estudantes um momento de lazer e cultura, além disso, abre as portas para conhecerem os pontos turísticos da cidade de Colombo e ouvir um pouco da história e costumes da nossa gente. A visita foi cuidadosamente organizada pelas professoras Priscila, Clara, Ivonete e a coordenadora Filomena, todos sob a orientação do gestor do Museu Municipal, Fábio Machioski, já a segurança ficou por conta da valorosa Guarda Municipal de Colombo.
Video