1º Encontro POR MAIS “ELAS” NA POLÍTICA EM COLOMBO

Ivan de Colombo

Apesar das ultimas reformas na legislação eleitoral, o “empoderamento feminino na política” é algo que precisa ser conquistado, pois a maioria dos cargos na esfera política  são ocupados por homens, por isso essa bandeira precisa ser ” empunhada” pelas mulheres para buscarem o seu espaço independente da 9.504/97.

É justamente isso que acontece em Colombo e não se “enganem os homens” de plantão, as mulheres de Colombo estão de olho na politica. ( Conforme a lei 9.504/97, artigo 10, parágrafo 3º, a lei de cotas, foi criada para impedir que os partidos políticos lancem todos seus candidatos de um mesmo sexo, impondo um limite de 70% (setenta por cento). Ou seja, se um determinado partido lançar 10 (dez) candidatos, 3 (três) referente a 30% (trinta por cento) devem ser mulheres.

No encontro realizado nesse sábado(17/06), denominado “grupo Por+Elas na Política”, um símbolo dessa luta que reuniu cerca de 60 mulheres. A idealizado e líder do grupo, Gisele de Souza Schena, recepcionou as participantes com um delicioso café no Squina GastroPub no Atuba, a  intenção é politizar o debate político entre as mulheres. Vale ressaltar que até agora em Colombo as “cotas” não funcionaram, basta analisarmos o número de mulheres eleitas na última eleição para cargo de vereadora na Câmara Municipal, das 17 cadeiras temos apenas uma mulher como vereadora(Dolíria Strapasson).

“O clima era de muita beleza, perfume e debate político, tendo como tema principal a participação e incentivo a cada mulher a encontrar dentro de si o seu poder para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa e igualitária entre os gêneros também na politica”.

“Política se discute sim e precisamos nos unir para colaborarmos umas com as outras. Impulsionar, empoderar mulheres para que sejam protagonistas da própria história, onde quer que elas queiram, nesse caso, na política. Vi no Por+Elas mulheres jovens trabalhando para isso e a nossa cidade tem essa carência de representatividade. Muitas mulheres aceitaram nosso convite antes mesmo de entender o propósito do grupo, isso foi gratificante ”, disse Gisele.

“ELAS” contaram com apoio da Secretária de Assistência Social de Colombo e esposa do prefeito Helder Lazarotto, Elis Lazarotto, Maria Glir, esposa do vice-prefeito Professor Alcione e Dolíria Strapasson, única representante mulher na Câmara de vereadores de Colombo. ” Estou feliz com o trabalho desse grupo de mulheres debatendo política, espero que possamos avançar juntas em nossos esforços de construção, crescimento pessoal e fortalecimento para também alcançar os objetivos de igualdade e participação na política de Colombo”, destaca Elis Lazarotto.

Share This Article
Leave a comment