Vereador Fabinho Bugalski Propõe Projeto de Conscientização em Saúde Ocular e Auditiva nas Escolas Municipais

Em uma iniciativa voltada para a promoção da saúde ocular e auditiva entre os estudantes, o vereador Fabinho Bugalski é autor do Projeto de Lei 1055/2022. O projeto propõe a instituição da “Semana de Conscientização sobre a Saúde Ocular e Auditiva” nas escolas da rede municipal de ensino.

No âmbito da saúde ocular, o projeto está atualmente tramitando nas comissões de saúde na Câmara Municipal. Essa fase do processo legislativo é crucial para garantir que as propostas e estratégias se alinhem de maneira eficaz com as necessidades da população, especialmente no que diz respeito à saúde visual das crianças.

O Projeto de Lei propõe uma semana anual dedicada à conscientização, na qual serão promovidas atividades educativas, palestras e exames preventivos nas unidades escolares. A ideia é envolver alunos, professores e pais nesse processo, estimulando a prevenção e a identificação precoce de condições que possam impactar o aprendizado.

Em sua justificativa, o vereador destacou que a detecção precoce de problemas visuais e auditivos é fundamental para evitar dificuldades no desenvolvimento escolar e social das crianças. Além disso, ressaltou que ações preventivas podem contribuir significativamente para a melhoria da qualidade de vida dos estudantes.

“Sabemos da importância de abordar questões relacionadas à saúde visual e auditiva desde a infância, visando identificar precocemente possíveis problemas que poderiam interferir no desenvolvimento acadêmico e social dos alunos”, enfatizou Fabinho.

Fabinho destaca a apresentação do projeto para o vice-prefeito e secretário de educação, Professor Alcione Giareton, o qual demonstrou interesse na proposta e comprometeu-se na época em envolver profissionais da saúde e educação na análise do projeto. Alcione  enfatizou que ações dessa natureza alinham-se com a visão da administração municipal de proporcionar uma educação holística, que abrace não apenas o desenvolvimento intelectual, mas também o bem-estar físico e emocional dos estudantes.

A proposta de Fabinho Bugalski representa mais um passo em direção à promoção da saúde e bem-estar na comunidade escolar. Caso o projeto seja aprovado, a semana de conscientização sobre a saúde ocular e auditiva poderá se tornar uma prática recorrente nas escolas municipais, beneficiando gerações presentes e futuras. A expectativa é que a iniciativa contribua para a formação de alunos mais saudáveis e aptos a alcançar seu pleno potencial acadêmico e social.

Um aspecto específico desse projeto que está ganhando destaque é a preocupação com a saúde ocular, especialmente das crianças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 40% das crianças em todo o mundo já apresentam problemas visuais devido ao uso frequente de dispositivos móveis, como celulares. Diante desse cenário, o projeto inclui uma abordagem proativa para enfrentar esse desafio crescente, visando não apenas a solução imediata, mas também a prevenção. O grande desafio é angariar recursos para implantação do projeto, por isso a importância da participação de parcerias público-privadas.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile