Em Colombo, a cada dia, a cidade se transforma em um oásis verde. Num tempo em que o planeta Terra clama por socorro, o planteio de árvores e a preservação das florestas não aceita atrasos. Em Colombo, a preocupação não se restringe apenas à limpeza e conservação dos rios, pois compreende-se que isso, por si só, não é suficiente. “É imprescindível plantar árvores para colher chuva “disse Zé Vicente. Sua preocupação não é apenas como Secretário de Meio Ambiente, mas também como um cidadão preocupado com a preservação da natureza, deixando sua marca indelével na consciência ambiental da comunidade, tornando-se um verdadeiro “plantador de esperança”.
Na programação da Secretaria de Meio Ambiente, essa semana vários locais receberão o plantio de árvores: Unidade de saúde São Gabriel, Unidade de Saúde Jd. Osasco, Escola Carlos Fontoura Falavinha, Escola João Batista Stocco, Escola D’Strapasson, Escola Isolina Ceccon, Escola Elvira Nodari, Escola André Nadolny, Escola Vitória M. Franceschi, CMEI Branca de Neve, CMEI Pinóquio, CMEI Favo de Mel e CMEI Cinderela. O site da prefeitura destaca que todo serão plantadas 120 pés de ipês com 2,6 metros de altura e 600 mudas de árvores frutíferas dividas em 99 unidades participantes: 43 escolas municipais, 45 Centros Municipais de Educação Infantil, além da APAE.
Os ipês, com sua exuberância e variedade de tons, prometem preservar a vida e a beleza em ruas, avenidas, escolas e outros lugares públicos, bem como nas margens dos rios, transformando esses espaços em verdadeiros jardins urbanos. A preservação do meio ambiente em Colombo, conta com apoio e contribuição do prefeito Helder Lazarotto e do vice-prefeito Professor Alcione.
O plantio consciente de árvores contribui para a formação de microclimas, propiciando a ocorrência de chuvas. É como se cada árvore fosse um convite para que as nuvens derramassem suas bênçãos sobre a cidade.
A frase carimbada por Zé Vicente ecoa nas mentes dos colombenses como um lembrete constante de que a responsabilidade ambiental está em nossas mãos. Cada árvore plantada é um ato de resistência contra a degradação ambiental e um investimento no bem-estar das gerações futuras.
Colombo, com sua transformação gradual em um refúgio verde, destaca-se como um exemplo inspirador para outras comunidades. Os plantadores de árvores são verdadeiros heróis modernos, são os protagonistas dessa história de sucesso ambiental. Que o legado de Zé Vicente de Colombo, inspire outras cidades a trilharem o caminho da sustentabilidade, onde o plantio de árvores não é apenas uma escolha, mas uma necessidade vital para colhermos a chuva que renova a esperança e a vida.