Com duplicação do Contorno Norte, Via Araucária divulga detalhes das primeiras obras

A Via Araucária, concessionária responsável pelo Lote 1 do novo pacote de concessões rodoviárias do Paraná, iniciará em breve as primeiras obras de duplicação de rodovias estaduais e federais na Região Metropolitana de Curitiba (RMC) e nos Campos Gerais. Os primeiros projetos, que abrangem cerca de 80 quilômetros de rodovias, estão previstos para serem concluídos nos próximos dois anos.

A concessionária começou a operar oficialmente em 28 de fevereiro de 2024, prestando serviços de apoio, como guinchos e ambulâncias, em 473 quilômetros das BRs 277, 373, 376 e 476 e das PRs 418, 423 e 427. O contrato estipula que as duplicações sejam concluídas até o terceiro ano da concessão, com foco inicial no restabelecimento da segurança das vias e no planejamento das intervenções.

As obras, que devem começar efetivamente em 2025, serão concentradas nas BR-277, PR-418 e PR-423. Até 2027, a Via Araucária deverá entregar cerca de 70 quilômetros de duplicações, além de nove quilômetros de faixas adicionais e novos viadutos. O início das obras depende da aprovação do projeto pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e da liberação dos licenciamentos ambientais pelo Instituto Água e Terra (IAT), que estão em estágio avançado.

No trecho da BR-277, que concentra o maior volume de intervenções, serão 27,5 quilômetros de duplicações, com a construção de quatro novos viadutos, incluindo um novo Ponto de Parada e Descanso (PPD) para caminhoneiros. Já na PR-423, serão quase 26 quilômetros de duplicação, com a construção de dois viadutos para melhorar a fluidez e segurança no trânsito.

A PR-418, que liga Curitiba a Almirante Tamandaré, terá 16,76 quilômetros duplicados, com a construção de um novo viaduto para facilitar o tráfego. Todos os impactos ambientais das obras serão compensados conforme exigido no contrato, e as desapropriações seguem padrões internacionais de desempenho social.

O contrato entre a Via Araucária e a ANTT tem duração de 30 anos, com um investimento superior a R$ 7,9 bilhões em melhorias e manutenção nas rodovias. As obras de ampliação começam nos primeiros anos do contrato, seguindo a estratégia do Governo do Estado para melhorar a infraestrutura rodoviária e garantir mais segurança e fluidez ao tráfego.

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