Colombo amanheceu de luto ! Nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, a cidade se despede de um dos seus maiores exemplos de humanidade, dedicação e amor ao próximo. Partiu o Dr. Antoninho Barth, um médico admirado por gerações de colombenses e um verdadeiro ícone na defesa da saúde pública.
Para o Dr. Antoninho, não existiam diferenças entre as pessoas. Seu atendimento era o mesmo para todos, fosse em um consultório, em uma unidade de saúde, dentro de uma residência humilde, uma mansão ou até mesmo debaixo de uma barraca improvisada. Para ele, a vida sempre teve mais valor do que qualquer posição social, política ou condição financeira. Sua maior bandeira sempre foi a saúde e o cuidado com as pessoas.
Médico respeitado e querido, nunca abandonava seus pacientes. São incontáveis as histórias de atendimentos realizados de forma discreta e anônima, muitas vezes em visitas domiciliares, sem buscar reconhecimento, mas apenas cumprir aquilo que acreditava ser sua missão: salvar vidas.
Durante um dos momentos mais difíceis da história recente da humanidade, a pandemia da Covid-19, Dr. Antoninho demonstrou mais uma vez sua coragem e compromisso. Aos 75 anos de idade, com mais de três décadas dedicadas à medicina em Colombo, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde e liderou uma verdadeira força-tarefa formada por homens e mulheres de jaleco branco. Foi um comandante que jamais abandonou o barco em meio à tempestade, muito menos seus pacientes.
Os mais jovens talvez não conheçam toda a dimensão de sua trajetória, mas grande parte dos pais e avós de Colombo já foi atendida por ele. Muitos continuaram recebendo seus cuidados mesmo quando ocupava cargos públicos. Em diversas ocasiões, ao perceber a falta de profissionais em unidades de saúde, vestia novamente seu jaleco branco e assumia pessoalmente o atendimento da população.
Mesmo após a aposentadoria compulsória, manteve viva a promessa feita décadas atrás: continuar servindo ao próximo. Essa promessa transformou-se em missão de vida e ajudou a construir uma história que ficará eternamente marcada na memória da comunidade colombense.
Além de médico, exerceu o mandato de vereador e recebeu o Título de Cidadão Honorário de Colombo, reconhecimento concedido pela Câmara Municipal a quem dedicou sua vida ao desenvolvimento do município. Nascido em 3 de março de 1945, na cidade de Ibiracá Santa Catarina, escolheu Colombo para viver, trabalhar e construir sua história.
Talvez nenhuma placa, rua, praça ou edifício seja suficiente para traduzir a dimensão de seu legado, mas a homenagem é justa e necessária. Dr. Antoninho Bart, tornou-se algo maior: uma referência, uma inspiração, uma verdadeira lenda viva na memória do povo de Colombo.

Colombo chora sua partida, mas agradece pela honra de ter convivido com alguém que transformou a medicina em um ato permanente de amor.
Que Deus o receba de braços abertos. E que, ao vestir novamente seu jaleco branco na eternidade, continue cumprindo sua mais nobre missão: cuidar de vidas.
Descanse em paz, Dr. Antoninho Barth.