Colombo deu início às atividades do Junho Paraná Sem Drogas com a realização do Fórum Metropolitano de Políticas Públicas Sobre Drogas, promovido pelo CEPSD, Núcleo de Políticas sobre Drogas de Colombo e Escola de Gestão Pública, com apoio das secretarias municipais de Saúde, Juventude, Educação, Assistência Social e Mulher, Família e Direitos Humanos.
O encontro aconteceu na Regional do Maracanã e reuniu mais de 180 participantes, entre profissionais, gestores públicos, lideranças comunitárias, representantes de instituições e especialistas das áreas da saúde, educação, assistência social e segurança pública. O tema deste ano foi “Drogas e pessoas em situação de rua”, com debates sobre prevenção, acolhimento, tratamento e reinserção social.
Para o diretor do Núcleo de Política sobre Drogas de Colombo, Givanildo da Silva (Gil Gera), o momento representa um avanço nas ações de conscientização e atendimento no município.
“É um dia muito importante para nossa cidade. Estamos dando início às ações do Junho Paraná Sem Drogas, um movimento que busca levar informação, prevenção e fortalecer as redes de apoio para enfrentar esse tema tão importante”, destacou.
Segundo Gil Gera, o trabalho desenvolvido em parceria com a Pastoral da Sobriedade tem ampliado o atendimento às pessoas que buscam apoio para superar a dependência química. Entre janeiro de 2026 e 24 de junho deste ano, foram realizados 40 acolhimentos com encaminhamentos para comunidades terapêuticas, todos por meio de vagas sociais, sem custo para as famílias e sem despesas para o município.
O resultado representa um avanço significativo em comparação ao histórico anterior, quando Colombo registrava uma média de 15 a 20 encaminhamentos por ano.
A programação do fórum contou com palestras, debates, apresentações culturais e discussões sobre a integração entre os municípios paranaenses na construção de políticas públicas voltadas à prevenção ao uso de álcool e outras drogas.
Como parte das ações, a Caravana Diga Sim à Vida também percorrerá escolas e empresas de Colombo, levando orientações e atividades educativas para diferentes públicos.
Durante o evento, foi realizada ainda uma ação solidária com arrecadação de brinquedos novos.
O prefeito Helder Lazarotto destacou que o enfrentamento às drogas depende da união de toda a sociedade. “Informação, diálogo e prevenção caminham juntos. O enfrentamento às drogas exige responsabilidade e compromisso coletivo. Ações como essa fortalecem a prevenção e contribuem para a proteção das nossas crianças, adolescentes e famílias”, afirmou.
