41º Romaria e Festa de Nossa Senhora do Caravaggio atrai milhares de fiéis.

Ivan de Colombo

A tradicional Romaria e Festa de Nossa Senhora de Caravaggio, que acontece todos os anos no dia 26 de maio, no bairro Capivari, chegou a sua 41º edição. A comemoração já faz parte do calendário oficial do município, sendo uma das maiores festas religiosas de Colombo.  “A romaria para os devotos de Nossa Senhora de Caravaggio, significa um ato de amor e renovação da fé. Pois, é um momento para fortalecer a religiosidade, reunir as famílias e os amigos para celebrar a fé e a devoção à padroeira dos agricultores”, ressalta a Prefeita Beti Pavin.

Igreja Matriz Nossa Senhora do Rosário ( Foto BIC)

Na sexta-feira, 26, a fé à Nossa Senhora do Caravaggio, reuniu centenas de pessoas no centro de Colombo para dar início a 41ª Romaria. Às 6 horas da manhã, reunidos em frente a Igreja Matriz os fiéis deram início a peregrinação. Os romeiros em uma demonstração de fé, amor e devoção, fizeram a pé um percurso de 12 Km, até chegarem ao bairro Capivari, onde está localizado a Capela São Pedro.

Sobre a Romaria

O tema para este ano foi “Maria, faz-nos cultivar e guardar a criação”. De acordo com um dos organizadores, Carlos Dallazuanna, o inicio das festividades é marcado pela novena preparatória, seguida pelos jantares, que acontece, durante nove sábados, na capela São Pedro, no Capivari.  “Aproximadamente, dois meses antes da romaria é realizada a novena preparatória em celebração a Nossa Senhora do Caravaggio, com a participação das comunidades da Paróquia Nossa Senhora do Rosário, tendo para cada um dos nove dias da novena, um tema específico. Neste tempo, a união se transforma em fé e confraternização”, destaca. No dia 21de maio houve a solene transladação da imagem de Nossa Senhora de Caravaggio. A concentração foi em frente à Igreja São Pedro, às 18h30, no bairro Capivari. Os romeiros das comunidades próximas seguiram em uma procissão motorizada até o centro de Colombo. Às 19h30, os fieis foram acolhidos, junto à Imagem, na Igreja Matriz para a celebração da santa missa.

Em 1977, em uma de suas idas à Capela de Capivari, o saudoso Padre Valério Mascarello, cp., dispondo de um tempinho antes da Missa, subiu ao antigo coro da Capela. Ali, em meio a muitas outras, deparou com uma imagem desbotada pelo tempo. Não lhe foi difícil descobrir que se tratava de uma imagem de Nossa Senhora de Caravaggio, dado ser o referido Padre originário da Diocese de Caxias do Sul (RS) da qual Nossa Senhora de Caravaggio é a Padroeira. Com o assentimento da Comissão da Capela, Pe. Valério levou a vetusta e desgastada imagem ao Pe. Gregório Ligeri que, como devoto e artista, a restaurou. Surgiu, então, a ideia de devolver a imagem à Capela de Capivari mediante “improvisada” Romaria, em 26 de Maio de 1977, que reuniu umas 800 pessoas, perfazendo a caminhada de Colombo a Capivari.

No ano seguinte e até hoje, de maneira mais organizada, sempre no dia 26 de Maio, agora já precedida de um tríduo celebrativo na Matriz, a Romaria teve um aumento de romeiros. A animação espiritual sempre esteve a cargo do Pe. Gregório coadjuvado pelos seus Irmãos da Congregação Passionista. A Romaria já é patrimônio espiritual da Paróquia de Colombo e circunvizinhanças cujas multidões, em uníssono, entoam hinos de louvor à santíssima Trindade que faz maravilhas pela intercessão da Mãe de Deus e da Igreja sob o título de Nossa Senhora De Caravaggio.

Share This Article
Leave a comment