PAPA EXTINGUE O TITULO DE ” MONSENHOR” NA IGREJA CATÓLICA

Menos "monsenhores" e mais pastores com cheiro de ovelha. Papa Francisco limita os títulos pomposos para reforçar a humildade entre os sacerdotes.
Menos “monsenhores” e mais pastores com cheiro de ovelha. Papa Francisco limita os títulos pomposos para reforçar a humildade entre os sacerdotes.
O Papa Francisco, que deseja uma igreja mais humilde e próxima das pessoas, decidiu suprimir os títulos honorários, entre eles o de “monsenhor”, uma medida para acabar com o classismo e o espírito mundano dentro da hierarquia eclesiástica. 
A medida foi tomada há várias semanas e divulgada nesta quarta-feira (8) pela imprensa italiana. O secretário de Estado do Vaticano enviou uma carta aos núncios ou embaixadores da Santa Sé em todo mundo para que informem aos bispos sobre a medida. Esta é mais uma evidência do seu desejo de que os padres sejam servidores humildes. A secretaria de Estado do Vaticano enviou uma carta às suas embaixadas, na qual pede que os bispos sejam informados da mudança. 

De agora em adiante, somente os padres diocesanos que forem “capelães do Santo Padre” poderão usar o título honorífico, e somente depois de cumprir 65 anos de idade. Os bispos, vigários e arcebispos continuarão sendo chamados de “monsenhor” e as autoridades da Santa Sé poderão usá-lo, se o cargo que exercem o exigir.
O único título que os bispos poderão conservar é o de “capelão de Sua Santidade”, afirma o texto, que enfatiza que a medida não tem caráter retroativo, e por isso muitos eclesiásticos da Cúria Romana, o governo central, continuarão mantendo o título de monsenhor.
Em 1968, o Papa Paulo VI, fonte de inspiração para Francisco, reduziu o número de títulos honorários dentro da Igreja, que eram de 14. A medida está de acordo com o desejo do papa jesuíta de reformar a Igreja de forma gradual. Monsenhor é um título eclesiástico de honra conferido aos sacerdotes da Igreja Católica pelo Papa. O título normalmente é abreviado como “Mons.”
Apesar de somente o Papa conferir o título de monsenhor, ele o faz a pedido do bispo diocesano por meio da Nunciatura Apostólica. O número máximo de monsenhores de uma diocese não pode, normalmente, ultrapassar 10% do total de sacerdotes. O monsenhor não tem uma autoridade canônica maior que a de qualquer padre, uma vez que a nomeação não implica um sacramento da ordem. Assim o monsenhor só se distingue de um padre comum pelo título honorífico.
O titulo de monsenhor, basicamente, se dá em situações onde se tenha alguma autoridade eclesial, ou quando um padre é nomeado bispo, entre sua “nomeação” (anúncio da Santa Sé) e a cerimonia de sagração. Durante este período, o padre continua normalmente exercendo suas atividades paroquiais. 
Informações do Depenando a Coruja via G1
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile