O presidente da Câmara Municipal de Colombo, professor e vereador Waldirlei Bueno de Oliveira, faz uma analise positiva do seu primeiro ano como presidente do Legislativo.
A Câmara Municipal de Colombo, localizada na região metropolitana de Curitiba, passa por profundas transformações que a tornará a mais proativa, transparente e mais próxima à população após 29 anos de sua fundação, pelo menos é isso que garante o atual presidente professor e vereador Waldirlei Bueno de Oliveira.
O seu primeiro ano de mandato em 2015, ano em que o Brasil fica marcado com o inicio da maior recessão dos últimos 100 anos e o Governo Federal envolvido no maior escândalo da história da corrupção. Em Colombo medidas importantes foram adotadas pela Câmara Municipal que vem ao encontro das reivindicações dos munícipes e que promoveram economia aos cofres públicos. “Antes mesmo do agravamento da crise, medidas importantes foram tomadas que reduziram os gastos públicos, principalmente a redução de 40 % no número de comissionados. Para a contratações de novos funcionários, realizamos após 29 anos a escolha através do concurso público realizado em 2015. A Câmara Municipal de Colombo deu exemplo ao Paraná, sendo a primeira a reduzir o número de vereadores”, destaca Waldirlei Bueno.
O atual Legislativo também aprovou a proposta de emenda à Lei Orgânica que diminuiu o número de cadeiras de 21 para 17 vereadores para o pleito de outubro deste ano, sendo a medida discutida e aprovada após serem realizadas 3 sessões e duas audiências públicas onde a população pode optar pela redução. O presidente destaca a organização e as informações dos trabalhos realizados pelos vereadores tornando a Câmara mais transparente. Por exemplo, o registro das competências e estrutura organizacional, as informações de procedimentos licitatórios (inclusive editais e resultados), as informações sobre contratos, as composições de Comissões Permanentes. “O cidadão poderá acessar essas informações no site da Câmara Municipal. Para uma divulgação ainda mais ampla foi implementado a Tv Câmara e nesse ano passa a funcionar a Rádio Câmara. Ainda ao longo do ano o programa” Câmara Mais Participativa”, estará presente nos 42 bairros do Município, sendo uma semana em cada bairro através do programa Câmara nos Bairros”, finaliza o presidente.
Confira essas informações e outras ações programadas para 2016 no vídeo abaixo.