Porém, o clima esquentou após a utilização do pequeno expediente por parte do presidente da casa, professor e vereador Waldirlei Bueno. Acontece que na sessão ordinária realizada em 22 de março deste ano, o presidente havia informado que apresentou pedido de informação junto a Prefeitura Municipal, referente aos Concursos Públicos realizados nos anos de 2008, 2009, 2010, 2011, 2012, 2013 , 2014, 2015, pois haviam informações de possíveis fraudes.
Uma das primeiras denúncias já foram investigadas e foi constatado que o servidor público, Juliano Costa, utilizou-se de Histórico Escolar falso no concurso público para a Guarda Municipal de Colombo. A fraude ocorreu no concurso da gestão J. Camargo.
A conduta ilísida do servidor foi punida exemplarmente com a demissão por justa causa.(Comprovada a materialidade e a autoria do delito de falsificação de documento público e sua posterior utilização pelo beneficiário da fraude, é de se julgar as sanções dos artigos 297 e304 do Código Penal.)
No entanto, como acontece em outros casos semelhantes a esse, sempre tem uma segunda etapa e geralmente mais pessoas podem estar envolvidas direta ou indiretamente. Podemos em tese, estar diante de um grande esquema de fraude que pode ter beneficiado apadrinhados nos últimos concursos.
As investigações continuam e o presidente Waldirlei Bueno já adiantou que o caso pode levar a casa a instaurar uma CPI. Acredito que a pesca apenas começou e a previsão é de peixe grande nessa rede.
Quem são as outras pessoas envolvidas no caso Juliano Costa ?? A mula é manca mas ainda anda.. Será que temos certificados de nível superior falsos em Colombo ???