A iniciativa teve como principal objetivo a redução da poluição do Rio Iguaçu.
Os moradores
Ao total, foram recolhidas 24 toneladas de caliças, plásticos, madeiras, calotas de carro, eletrônicos, garrafas pets, moveis, entre outros objetos.
“O Conselho Municipal de Meio Ambiente criou uma câmara técnica para promover estudos de revitalização do Rio Palmital, com o apoio do setor público e privado. Esta ação de limpeza, e outras diversas que já realizamos têm como objetivo principal a conscientização da população sobre a educação ambiental. É um conjunto de ações que serão percebidas em longo prazo. Porém, é preciso sempre dar o primeiro passo”, ressaltou Secretário de Meio Ambiente, Evandro Luiz Busato.
Entre os participantes estavam à população, a Secretaria de Obras e Viação, Associação de Moradores do bairro, Organizações não governamentais (Ongs), Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros. A iniciativa teve como principal objetivo a redução da poluição do Rio Iguaçu, que tem como um de seus afluentes o Rio Palmital, que nasce em Colombo e deságua em Pinhais.
“A limpeza nas margens do rio é importante, pois evita as enchentes no nosso bairro. Sempre oriento os meus filhos a não jogarem lixo, pois há lugar apropriado para isso e assim, evitamos a poluição da água”, disse a moradora do bairro Liberdade há 10 anos, Daniela de Fátima da Silva.