O novo serviço oferecido pela Prefeitura de Colombo por meio da Secretaria de Saúde tem como principal objetivo chegar antecipadamente à vítima – após ter ocorrido alguma situação de urgência ou emergência de natureza clínica, cirúrgica, traumática, obstétrica, pediátrica e psiquiátrica.
“São casos que podem levar a sofrimento, as sequelas ou mesmo a morte. É de um serviço de Atendimento Pré-hospitalar (APH), que visa conectar as vítimas aos recursos que elas necessitam e com a maior brevidade possível”, explica o Secretário de Saúde, Darci Martins Braga.
Para a viabilidade da implantação do SAMU haverá uma parceria entre os municípios: Colombo, Pinhais e Piraquara que custearão por meio de rateio uma Unidade de Suporte Avançado de Vida para atender as legislações vigentes.
Vale lembrar que a Prefeitura ao compor o SAMU passa a ter acessos a outras Centrais de Regulação fortalecendo desta forma a rede de Urgência e Emergência, possibilitando a abertura de outras portas de entrada do nível terciário minimizando o tempo de permanência dentro das nossas Unidades de Pronto Atendimento.
Sobre o atendimento
O atendimento do SAMU começa a partir do chamado telefônico, quando são prestadas orientações sobre as primeiras ações. O serviço pode ser acessado gratuitamente pelo número 192, a partir de qualquer telefone, fixo ou móvel. “Em seguida, as chamadas são remetidas ao Médico Regulador, que presta orientações às vítimas e aciona as ambulâncias quando necessário”, ressalta Dr. Braga.
A base provisória do SAMU Metropolitano em Colombo, ficará localizada ao lado do Pronto Atendimento do Alto Maracanã com o intuito de otimizar o tempo resposta entre os chamados da população e o encaminhamento aos serviços de saúde de referência.
Serviço:
SAMU Metropolitano
Telefone: 192
Central da Ambulância, localizada na Rua Abel Scuissiato, 40.