U
A partir de simulações computacionais (in silico) no nível da Teoria Funcional da Densidade (DFT), foram realizados estudos de acoplamento e métodos de dinâmica molecular para identificar as propriedades físico-químicas fundamentais e funções moleculares de uma diversidade de compostos, possibilitando a descoberta de novos medicamentos. Os resultados mostram que isômeros baseados nos derivados nitro de quinolina e N-óxido de quinolina (compostos biologicamente ativos), podem ser alternativas de baixo custo para o tratamento de infecções induzidas por SARS-CoV-2.
Além disso, os estudos demonstraram que os derivados do N-óxido de quinolina são melhores inibidores do que os equivalentes a quinolina.
Segundo o pesquisador, a síntese destes compostos é bem simples de ser realizada, sendo possível a produção em larga escala dos medicamentos e sem que sejam feitos muitos investimentos, tornando-os uma opção promissora contra a infecção causada pelo SARS-CoV-2. Eles indicam agora que sejam feitos experimentos in vitro e in vivo, com urgência para investigar mais profundamente os derivados, uma vez que ainda não existe um tratamento eficaz para esta doença.
A pesquisa foi realizada em colaboração com pesquisadores da Universidade Federal de Lavras (UFLA), Letícia Cristina Assis, Teodorico de Castro Ramalho e Alexandre Alves de Castro; da University of Hradec Kralove (UHK – República Tcheca), Eugenie Nepovimova e Kamil Kuca; e do mestrando do Programa de Pós-Graduação em Ciência e Engenharia de Materiais (PPGCEM) do Câmpus Londrina, João Paulo Almirão de Jesus. (UTFPR)