Terceira onda de Covid-19 na França, obriga decretar lockdown de 30 dias.

Ivan de Colombo

Emmanuel Macron falou ontem(quarta-feira), 31 de março, às 20 horas, para delinear as novas decisões tomadas face a uma situação de saúde considerada preocupante pelo agravamento da epidemia de Covid-19.

O Presidente da República anunciou notavelmente o fechamento de creches, escolas, faculdades e escolas secundárias durante três semanas, a partir de segunda-feira. As medidas restritivas, atualmente em vigor em 19 departamentos, também serão estendidas a todo o território a partir de sábado.

O Chefe de Estado também anunciou “reforços adicionais” na terapia intensiva para fazer frente ao afluxo de pacientes graves com Covid-19, e para aumentar “nos próximos dias” para mais de 10.000 leitos, contra 7.665 atualmente.

As ligações se multiplicaram nos últimos dias por um aumento das restrições na tentativa de conter a propagação do SARS-CoV-2. Mais de 5.000 pessoas estão agora em tratamento em unidades de terapia intensiva e seu número, que ultrapassa o nível da “segunda onda” da queda, continua aumentando.

Na ausência de medidas rápidas, médicos e funcionários do hospital alertam para o risco de ter que “separar” os pacientes. Cenário “impossível” para o ministro da Saúde, Olivier Véran, que reafirmou terça-feira na Assembleia Nacional: “Não vamos deixar os hospitais saturarem, não vamos deixar que os médicos tenham que fazer a triagem dos enfermos. ”  (Le Monde)

Share This Article
Leave a comment