Morre o blogueiro Nilton do Rim vitima da Covid-19 e com ele a verdade vai para o túmulo

Foto: Ivan de Colombo

Na manhã deste sábado(21) a cidade de Colombo amanheceu triste com a noticia do falecimento do Sr. Nilton Luiz Carneiro de Mello(58 anos),  ou Nilton do Rim como era conhecido, e também ” Garoto da Creatinina”. Atual vice-presidente do Conselho Municipal de Saúde do município de Colombo, Nilton há 20 anos realizava hemodiálise, sendo  um grande defensor das causa dos doentes renais, além de atuar como representante da Parceiros do Rim em Colombo – Associação de Pacientes Renais do Paraná.

CDR-Colombo

Secretário de Estado da Saúde,Michele Caputo Neto

Um legado deixado pelo Sr. Nilton foi conseguir trazer para Colombo a Clinica CDR- Clínica de Doenças Renais, um empreendimento do Grupo Instituto do Rim do Paraná que possui como responsável Técnico o Dr. Fábio Ogata – CRM/PR nº 18853.

A unidade tem capacidade para atender até 144 pacientes em hemodiálise, além de dependências específicas para prestar serviços na área de diálise peritoneal (CAPD e APD).

 

Após várias reuniões com o ex-secretário da Saúde do Paraná e hoje deputado estadual, Michele Caputo Neto, Nilton conseguiu apoio junto ao governo do Paraná e através desse  convênio possibilitou que pacientes renais que dependiam de transporte 3 vezes por semana até Campina Grande do Sul e Curitiba para a realização de hemodiálise, pudessem  ser atendidos em Colombo. Para falar de Nilton do Rim e de suas ações , as pessoas precisam antes conhecer a sua história de dedicação em prol à saúde da população do município. Além disso, Nilton do Rim em reunião com o ex-ministro da Saúde, Ricardo Barros, conseguiu que a clínica viesse a contar com o convenio do SUS.

Na Câmara Municipal de Colombo, sempre que tinha  oportunidade usava a Tribuna Livre para conscientizar os vereadores e a população para a importância do tratamento renal e da dosagem da creatinina. Nilton levantou polemica quando apresentou uma proposta e transformou-se no Projeto de Lei nº 444/07, de autoria do vereador Vagner Brandão( ainda não sancionado), que obriga os comércios a alertaram os consumidores sobre o uso da carambola, a fruta possui uma substância que pode causar intoxicação e danos à saúde, principalmente em pessoas com problemas nos rins.

Em parceira com a Câmara Municipal e apoio da Prefeitura Municipal de Colombo, Nilton do Rim através da  Associação Parceiros do Rim, lançou a Campanha “Para Rins Saudáveis” em que envolveu 24 Unidades de Saúde do município, onde foi realizado exames preventivos na população, com aferição da pressão sanguínea, exames de glicemia e creatinina e informaram às pessoas sobre os fatores de risco para o desenvolvimento de Doenças Crônicas Renais (DRC), que, nos estágios mais avançados, exige o tratamento por hemodiálise.

 

A sua morte deixará um grande questionamento para o futuro sobre a eficácia da vacina no tratamento  da Covid-19 e o contestado tratamento precoce. Em relação à sua posição de ser favorável ao tratamento precoce, ele defendeu a tese antes mesmo da existência de uma vacina aprovada pela Anvisa. Existem casos no Brasil de pessoas que foram salvas pelo uso do tratamento precoce, assim como várias pessoas estão vindo a óbito mesmo após serem imunizadas com duas doses da vacina. ” O bem senso recomenda que a  vacina no braço é o que funciona e nesse momento de profunda dor, a  vacina da prudência é recomendável ! Essa foi uma pequena história da grande história do Nilton do Rim, um símbolo de coragem e de força, virtudes de um verdadeiro homem, pai e marido que fará muita falta para seus familiares e amigos.  Sobre a ” verdade vai para o tumulo“, serve para  pessoas que “usaram” o Nilton na politica de Colombo.

Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile