O que o prefeito de Colombo foi fazer em Brasilia?

Ivan de Colombo

O prefeito de Colombo, Helder Lazarotto, viajou à Brasília para participar da Marcha dos Prefeitos, que iniciou na segunda-feira (25) e com término nesta quinta-feira (28). Esse é um evento que envolve representantes das 5.568 cidades brasileiras.

Todos sabem que Colombo há muitos anos serve apenas de “curral eleitoral”, apesar de contar com 150 mil eleitores, um número suficiente para eleger dois deputados estaduais e um federal, ainda não possuímos representantes eleitos da cidade na esfera estadual e federal, o que existe atualmente são parlamentares de outras cidades que contribuem com Colombo em troca de apoio politico.  É necessário que essa situação mude na eleição de outubro de 2026, pois nessa eleição de 2022, é hora de “honrar compromissos” assumidos.

A ida do prefeito à Brasília foi importante, ao levar na mala de viagem o projeto para a construção do Hospital Geral de Colombo, o prefeito desta vez garantiu mais Vinte Milhões para a compra de equipamentos para o hospital.

Sempre ouvimos falar que recursos há em Brasília, o que falta são projetos e a existência de comodismo de prefeitos. Essa correlação de qualidades, é a minha visão na atuação de antigos gestores de Colombo.

 

Vale ressaltar que para o hospital já existem recursos garantidos de quase 70 milhões que foram liberados pelo Governo do Estado. Essa não será a primeira e nem a última viagem do prefeito Helder à Brasília em busca de recursos para atender outras áreas. Porque Colombo não vive só de asfalto, estamos caminhando para um progresso com visão ampla, principalmente, por meio de uma Educação de qualidade, geração de empregos e respeito ao meio ambiente. Outro trabalho que vale destacar é a dedicação em prol do fortalecimento da cultura e as ações de responsabilidade social, de inclusão social e de valorização do ser humano. Como estamos falando sobre recursos e parcerias com o hospital, vale destacar o empenho e apoio  do deputado Ademar Traiano que vem sendo um gigante nessa missão.

Voltando um pouco ao passado, as antigas administrações priorizaram muito a pavimentação asfáltica, um trabalho que segue em ritmo acelerado nessa gestão sem deixar de lado outros setores, porém, os antigos gestores deixaram de fazer algo diferente e desafiador como a construção de um hospital.

Para ser um bom gestor é preciso ter visão do todo e conhecimentos inerentes ao exercício de cada área de atuação. Helder Lazarotto sempre disse que é um especialista em saúde pública, como prefeito vem demostrando que também é um bom administrador. Um exemplo disso foi sua atuação durante o período e pandemia da Covid-19, e suas ações desde o inicio de 2021 que garantiram  praticamente os recursos necessários para a construção do hospital, outro destaque é captação antecipada de recursos para aquisição de equipamentos hospitalares.

Em relação ao início das obras o prazo de conclusão do  hospital, é preciso entender que não é uma simples obra provisória de quatro paredes que constrói em dois dias, é lógico que todos queríamos que fosse erguido com apenas um toque de mágica. O importante é que quando ficar pronto todos possamos ter acesso à saúde de qualidade e que vidas serão salvas.

Por isso, o bom senso nos permite dizer que precisamos ser honestos e realistas, a saúde de Colombo sempre esteve na UTI, o povo era obrigado a percorrer quilômetros como uma “via sacra” para serem atendidos em hospitais de outras cidades, ou então depender de uma  Santa Casa que há muitos anos “respirava por aparelhos” até ser leiloada. Enquanto isso muitos tiveram perda de um ente querido que é irreparável. Esses relatos é uma cronologia ilustrada nas páginas da nossa história recente.

A construção do hospital em Colombo é um projeto para salvar vidas, por isso, é um compromisso de campanha de Helder, Alcione e do Governador Ratinho JR e estão fazendo acontecer, não ficando apenas no discurso. As primeiras etapas já foram concluídas, por exemplo: aquisição do terreno, elaboração de projetos e recursos.

A próxima etapa será a licitação para executar as obras da construção do hospital. A receita para quem torce que isso não aconteça, é uma boa dose de paciência e esperar a sua conclusão para criticar ou aplaudir.

Participaram da reunião com o prefeito em Brasília os deputados federais do Paraná: Aroldo Martins; Felipe Francischini; Gustavo Fruet; Leandre Dal Ponte; Luciano Ducci; Luizão Goulart; Toninho Wandscheer. Marcelo, representando a deputada Aline,  e os senadores Álvaro Dias e o suplente do senador Flávio Arns.

Share This Article
2 Comments