Colombo está de luto: Faleceu o médico Dr. Antoninho Barth, que fez da vida uma missão

Colombo amanheceu de luto ! Nesta quinta-feira, 25 de junho de 2026, a cidade se despede de um dos seus maiores exemplos de humanidade, dedicação e amor ao próximo. Partiu o Dr. Antoninho Barth, um médico admirado por gerações de colombenses e um verdadeiro ícone na defesa da saúde pública.

Para o Dr. Antoninho, não existiam diferenças entre as pessoas. Seu atendimento era o mesmo para todos, fosse em um consultório, em uma unidade de saúde, dentro de uma residência humilde, uma mansão ou até mesmo debaixo de uma barraca improvisada. Para ele, a vida sempre teve mais valor do que qualquer posição social, política ou condição financeira. Sua maior bandeira sempre foi a saúde e o cuidado com as pessoas.

Médico respeitado e querido, nunca abandonava seus pacientes. São incontáveis as histórias de atendimentos realizados de forma discreta e anônima, muitas vezes em visitas domiciliares, sem buscar reconhecimento, mas apenas cumprir aquilo que acreditava ser sua missão: salvar vidas.

Durante um dos momentos mais difíceis da história recente da humanidade, a pandemia da Covid-19, Dr. Antoninho demonstrou mais uma vez sua coragem e compromisso. Aos 75 anos de idade, com mais de três décadas dedicadas à medicina em Colombo, assumiu a Secretaria Municipal de Saúde e liderou uma verdadeira força-tarefa formada por homens e mulheres de jaleco branco. Foi um comandante que jamais abandonou o barco em meio à tempestade, muito menos seus pacientes.

Os mais jovens talvez não conheçam toda a dimensão de sua trajetória, mas grande parte dos pais e avós de Colombo já foi atendida por ele. Muitos continuaram recebendo seus cuidados mesmo quando ocupava cargos públicos. Em diversas ocasiões, ao perceber a falta de profissionais em unidades de saúde, vestia novamente seu jaleco branco e assumia pessoalmente o atendimento da população.

Mesmo após a aposentadoria compulsória, manteve viva a promessa feita décadas atrás: continuar servindo ao próximo. Essa promessa transformou-se em missão de vida e ajudou a construir uma história que ficará eternamente marcada na memória da comunidade colombense.

Além de médico, exerceu o mandato de vereador e recebeu o Título de Cidadão Honorário de Colombo, reconhecimento concedido pela Câmara Municipal a quem dedicou sua vida ao desenvolvimento do município. Nascido em 3 de março de 1945, na cidade de  Ibiracá  Santa Catarina, escolheu Colombo para viver, trabalhar e construir sua história.

Talvez nenhuma placa, rua, praça ou edifício seja suficiente para traduzir a dimensão de seu legado, mas a homenagem é justa e necessária. Dr. Antoninho Bart, tornou-se algo maior: uma referência, uma inspiração, uma verdadeira lenda viva na memória do povo de Colombo.

Hoje, aos 81 anos, encerra sua jornada terrena. Mas seu exemplo permanecerá vivo em cada vida que ajudou a salvar, em cada família que acolheu e em cada paciente que encontrou nele não apenas um médico, mas um amigo e um ser humano extraordinário.

Colombo chora sua partida, mas agradece pela honra de ter convivido com alguém que transformou a medicina em um ato permanente de amor.

Que Deus o receba de braços abertos. E que, ao vestir novamente seu jaleco branco na eternidade, continue cumprindo sua mais nobre missão: cuidar de vidas.

Descanse em paz, Dr. Antoninho Barth.

Share This Article
Nenhum comentário