A CIDADE DE COLOMBO PRECISA DE CALÇADAS

Quem anda pelas calçadas de Colombo passa por transtornos, pois muitas delas são estreitas, desniveladas esburacadas e mal sinalizadas. A antiga gestão do prefeito J. Camargo não deve a sensibilidade de reformar e construir mais calçadas nas ruas da cidade.
Para quem depende de condições especiais de acessibilidade, como cadeirantes e deficientes visuais, a situação é ainda mais grave, pois raras são as calçadas que seguem as normas previstas no Decreto 5.296/2004, que regulamenta a Lei 10.098, de 19 de dezembro de 2000, onde estão estabelecidas as normas gerais para promoção da acessibilidade. http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2004-2006/2004/decreto/d5296.htm
As péssimas condições das calçadas começam logo após a construção do asfalto, pois é de responsabilidade do proprietário do imóvel a construção da calçada em frente a  sua casa, exceto no caso de edificações públicas, e acabam não seguindo as normas exigidas em lei para acessibilidade,
Espero que essa nova gestão altera o Plano de Asfalto Comunitário e faça contemplar as calçadas, independente do plano escolhido pelo contribuinte. 
Existem outros grupos de pessoas que precisam de condições especiais para transitar pelas calçadas: São cidadãos com mobilidade reduzida, categoria na qual se incluem idosos, obesos e gestantes, dentre outros. Para estas pessoas, andar nas ruas onde não tem calçada ou o estado é precário, é praticamente impossível, sem contar que a largura do passeio não atende o minimo exigido que é de 1,20 metro. Esta medida praticamente não é encontrada, e, quando é, os transeuntes dividem o espaço com equipamentos públicos, como telefones, postes etc.”, sem contar  os veículos estacionados em cima das calçadas. 
Fica aqui a nossa solicitação aos 21 vereadores e para a prefeita Beti Pavin.
Share This Article
Leave a comment

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Sair da versão mobile