Kim Jong-un diz está apenas aguardando os EUA atacar para preparar ataque

Ivan de Colombo

A guerra de palavras ameaçadoras entre EUA e a Coreia do Norte parece não ter fim. O líder do regime norte-coreano, Kim Jong-un, reviu o plano militar para disparar mísseis para a ilha norte-americana de Guam, no oceano Pacífico, mas vai esperar para ver o que fazem os “tolos dos ianques” antes de tomar uma decisão, revela a BBC, citando a imprensa da Coreia do Norte.

De acordo com a agência estatal norte-coreana KCNA, Kim “examinou o plano durante muito tempo” e discutiu-o com as mais altas patentes militares. O comandante das forças estratégicas da Coreia do Norte estará apenas a aguardar ordens depois de concluir a preparação para o ataque. Mas, segundo a mesma fonte, o líder de Pyongyang prefere esperar para ver o que fazem os norte-americanos, numa aparente desaceleração da retórica de provocação das últimas semanas.

 Analistas citados pela BBC indicam que Pyongyang pode estar simplesmente sem condições de lançar o ataque de imediato, enquanto outros admitem que Kim Jong-un possa ter optado por refrear as ameaças e dissipar a tensão. Seul e Washington preveem realizar na próxima semana manobras militares que podem fazer aumentar ainda mais o clima de tensão.

Share This Article
Leave a comment